Ataque hacker: entenda os riscos a que sua empresa está exposta
Solutions
03/02/2020

Ao contrário do que muitos donos de empresa ainda pensam, ser vítima de um ataque hacker não é risco apenas para grandes corporações e celebridades da TV ou do cinema. Na atualidade, os dados se tornaram o ativo mais valioso de qualquer negócio, não importa o porte da empresa. E, por isso, todas devem se importar com soluções de cibersegurança. 

Se você ainda não tem bem claro a forma como um ataque hacker pode afetar o seu negócio, neste artigo nós falamos sobre alguns dos riscos desse tipo de ação. Confira!

Sequestro e roubo de dados confidenciais do negócio

O objetivo mais comum de um ataque hacker é o sequestro ou roubo de informações. Para empresas de todo os portes, perder seus dados é um grande problema e traz graves consequências. 

Além da dor de cabeça óbvia de ter milhões de dados de um negócio apagados ou tirados do controle da empresa, o que pode impedir processos, suspender contratos, dentre outras consequências, o sequestro e roubo de informações ainda pode levar dados confidenciais da empresa, como o lançamento de um produto ou as condições de uma negociação valiosa, o que é gravemente prejudicial para qualquer companhia.   

Paralisação do sistema da empresa por tempo indefinido

É muito comum que um ataque hacker paralise o sistema da empresa atacada por algum período e não há como prever qual será a duração da paralisação. 

Com a dependência que as empresas têm hoje da tecnologia, ter o sistema travado, com email, intranet e outras ferramentas paralisadas pelo cibercriminoso, pode trazer prejuízos incalculáveis aos negócio. 

Processos e multas por vazamento de dados de clientes 

Em agosto de 2020 entra em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), legislação que institui regras para o tratamento de dados pessoais por empresas e terceiros, e quando descumprida pode gerar prejuízos financeiros que vão de 2% do faturamento da empresa a R$ 50 milhões.

Um ataque hacker que vaze dados de clientes da empresa pode enquadrar o negócio como violador da LGPD. Além de ser passível de processos judiciais por parte dos clientes que se sentirem lesados. Nesse cenário, além de perdas financeiras, a empresa também sofre um grande desgaste da sua imagem e perde confiabilidade do mercado. 

Como você pode ver até aqui, os riscos a que um ataque hacker expõe uma empresa são grandes e podem trazer prejuízos incalculáveis a negócios de todos os portes. Se você quer proteger sua empresa de cibercriminosos, acesse o site da Solutions e veja como ajudar na cibersegurança do seu negócio. 

Comentários

Nenhum comentário encontrado
Deixe um comentário