Cibersegurança: como manter sua empresa protegida de crimes virtuais
Solutions

Impossível imaginar a vida moderna sem internet, não é mesmo? Porém, a rede é cheia de perigos que podem causar transtornos e prejuízo para uma empresa, se você não tomar cuidados básicos de cibersegurança.

Para ajudar você a tornar a rede da sua empresa mais segura e se proteger de crimes virtuais, neste artigo nós falamos sobre boas práticas de segurança cibernética. Boa leitura!

O que é cibersegurança?

A cibersegurança é um conjunto de ações, técnicas e medidas tecnológicas que têm como objetivo proteger sistemas, equipamentos e redes de qualquer invasão que possa causar prejuízos para pessoas e empresa públicas ou privadas.

Por meio das práticas de cibersegurança é possível mitigar os riscos de dados valiosos serem violados em ataques cibernéticos, caindo em mãos indevidas.

É fundamental entender que a cibersegurança é uma parte importante da área de Segurança da Informação e não deve, jamais, ser negligência, especialmente por empresas que lidam diariamente com dados de clientes e informações estratégicas do negócio.

Quais medidas podem ser adotadas para proteger os dados digitais?

Agora que você já sabe o que é cibersegurança, veja algumas dicas para manter sua empresa segura:

Mantenha os acessos sob controle

A empresa deve ter total controle sobre quais funcionários têm acesso aos dados, deve conhecer o tráfego das informações e quais arquivos e sistemas são utilizados por cada um deles. Isso é fundamental para manter toda a rede protegida contra vírus e hackers.

Faça uso da criptografia

A criptografia utiliza algoritmos para codificar as informações dos usuários, tornando a leitura impossível para quem não detém a chave de decriptografia específica. Assim, apenas pessoas autorizadas conseguem acessar e ler as informações.

Tenha objetivos e metas de segurança

Empresas precisam determinar quais são suas metas e objetivos quando o assunto é cibersegurança. Essa definição torna mais fácil tomar decisões e adotar medidas para garantir o sigilo, a integridade e a disponibilidade dos dados e informações do negócio.

Mantenha os softwares atualizados

É importante manter todos os softwares da empresa atualizados, já que com o passar do tempo eles são aprimorados e suas vulnerabilidades detectadas e eliminadas. Dessa forma, você aumenta a segurança dos dados armazenados.

Faça backups

Fazer backups frequentes também é uma ótima medida de proteção. Assim, caso a empresa seja alvo de algum ataque cibernético, ela diminuirá os prejuízos, pois terá uma cópia de todas as informações em local seguro.

Gostou das dicas? Caso você tenha dúvidas sobre boas práticas de cibersegurança, fale com a Solutions! Oferecemos serviços especializados em gestão de TI, com foco em segurança cibernética. Nossa equipe está preparada para fazer a análise completa da rede da sua empresa.

Comentários

Nenhum comentário encontrado
Deixe um comentário