Backup de dados: aprenda como diminuir os riscos de perda de informações
Solutions

Se adotar soluções de Segurança da Informação já era importante para as empresas, com o crescente número de crimes cibernéticos e a aproximação da entrada em vigor da LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, isso passou a ser uma prioridade para negócios de todos os segmentos e tamanhos. 

E, como já falamos aqui no blog, uma das boas práticas de SI, que ajuda a manter as informações da sua empresa protegidas, é o backup de dados. Por isso, neste novo post nós apresentamos a você formas de mitigar os riscos de perder informações do seu negócio. Boa leitura!

A importância do backup de dados

Quando falamos em backup de dados estamos falando sobre fazer uma cópia de segurança dos dados de um dispositivo de armazenamento para outro. 

E o objetivo dessa prática é garantir que as informações salvas poderão ser restauradas em caso de perda dos dados originais, seja por apagamento acidental, corrupção de arquivos ou crimes cibernéticos.

Os riscos e os prejuízos da perda de dados

A perda ou a inconsistência de dados pode acontecer por falhas humanas ou técnicas, falta de políticas e normas institucionais relacionadas à segurança de dados, ameaças externas, problemas de armazenamento, falta de backup de dados frequentes e até mesmo desastres naturais.

No entanto, independente da causa, a perda de dados é sempre prejudicial para as empresas e os custos decorrente dessa perda, muitas vezes, são maiores do que os investimentos necessários para assegurar o backup de dados.

Além de processos judiciais, pesadas multas, prejuízos relacionados à imagem e à credibilidade da empresa, a perda de dados pode causar a parada repentina da operação e da produção da empresa. Além de custos extras com a correção dos danos sofridos, quando existem formas de reverter a situação.

As melhores práticas para realizar o backup de dados

Para que o backup de dados seja realmente eficaz, é preciso que se observe algumas boas práticas. Dentre elas podemos citar:

  • preferencialmente, o backup deve ser realizado em unidades de armazenamento externas ou em nuvem

  • é importante documentar as políticas de armazenamento de dados da empresa, para que todos os colaboradores saibam da necessidade de realizar o backup

  • é importante automatizar o backup, assim não se corre o risco de esquecê-lo

  • o backup deve ser feito em horários alternativos, após o expediente, para não atrapalhar a rotina de operação da empresa

  • a frequência do backup de dados deve ser determinada conforme as necessidades da empresa

  • é essencial ter várias cópias de segurança dos arquivos, pois falhas ou inconsistências podem ser replicadas nos backups.

Entendeu a importância do backup de dados para o seu negócio e quer implementar ou aperfeiçoar essa prática na sua empresa? Então, fale com a gente! Temos soluções corporativas de backup e armazenamento de dados em nuvem compatíveis com os mais diversos tipos de sistemas operacionais, bancos de dados, aplicações e sistemas de virtualização.

Quer saber mais sobre esse assunto? Acesse o site da Solutions e fale com um especialista!

Comentários

Nenhum comentário encontrado
Deixe um comentário